A primeira sessão pode variar um pouco de acordo com o estilo da terapeuta e a abordagem teórica que ela usa como referência. Esses dois fatores indicam o quão diretivas ou livres as profissionais são durante a sessão. No entanto, no geral, entende-se que os princípios do primeiro momento permaneçam os mesmos. Ou seja:
- É esperado que a psicóloga seja acolhedora, atenciosa, explique de maneira acessível como funcionam as sessões, e que apresente verbal ou fisicamente um contato terapêutico (com detalhes referentes a falta, férias, recibos, valores, e outras questões mais burocráticas). É esperado que ela comece a entender o porquê aquela cliente está procurando atendimento e que realize perguntas afim de entender o contexto de vida daquela pessoa.
- É indicado que a cliente fale um pouco sobre que dificuldades, que desejo por mudança, ou qual outra questão a levou a buscar terapia. (Ah, não precisa se acanhar: a psicóloga é uma profissional treinada para te ouvir, sem julgamentos, e mantendo seu direito à confidencialidade. É um espaço completamente seguro). Caso tenha dificuldade para falar sobre, a psi provavelmente irá perceber e usará de perguntas e ferramentas para melhor conseguir se comunicar melhor com você. Se preferir, anote algumas coisas que precisa falar antes de ir para a sessão. Assim você não se esquecerá do que julgar importante!
Algumas perguntas comuns que podem ser feitas pela psicóloga na primeira sessão:
Você já passou por algum psicólogo antes? Como foi?
Que dificuldades você está tendo hoje? Como é lidar com elas?
Que sintomas você está tendo hoje?
Em que momentos você se sente melhor? E pior?
O que você espera conseguir com a terapia?
Não se preocupe se não tiver a resposta imediata para essas perguntas — pense a respeito e fale sobre como se sente ou que impressões possui sobre.
Lembre-se que falar sobre suas dificuldades ou questões pode não ser fácil, ainda mais diante de uma pessoa desconhecida — mas psicólogos são profissionais que buscam trazer conforto e acolhimento para facilitar esse processo. Se ainda assim não se sentir confortável, converse com a profissional sobre isso!
Comments